A Maquiagem Profissional e a Biossegurança

Sabe aquela coisa meio óbvia que precisa ser dita? É exatamente isso que sinto ao ver muitos profissionais da maquiagem trabalhando. Muitos se preocupam apenas com o resultado da maquiagem, e se esquecem de conceitos mínimos de biossegurança, que trazem segurança para a cliente e garantem maior durabilidade dos materiais do maquiador.

Ter em sua maleta profissional itens como plaqueta, espátula, aplicadores descartáveis de máscara de cílios e de batom, borrifador com álcool 70' é essencial. Produtos cremosos devem ser raspados e colocados na plaqueta antes de serem aplicados na cliente, e o pincel jamais deve ser usado diretamente sobre eles, sob risco de contaminá-los e diminuir a validade dos mesmos. Batons e máscara para cílios devem ser aplicados com pincéis ou aplicadores descartáveis, e batons em bastão devem ser raspados com a espátula. No final de cada atendimento, borrifar álcool 70' em todos os materiais em pó compacto utilizados garante uma maior durabilidade aos mesmos.

Limpadores de pincéis são imprescindíveis. O ideal é que os pincéis sejam higienizados com estes produtos logo após o uso. Caso não seja possível, deve-se separá-los dos pinceis que estão limpos e realizar a higiene o mais breve possível.

Quais os demais cuidados relacionados à biossegurança na maquiagem? Manter sempre limpas as paletas, embalagens de base e demais materiais. Para o cliente, ver um frasco de base todo sujo causa uma péssima impressão. A maleta também deve estar muito bem organizada, com itens separados por tipo em necessaires e com uma toalha para ser colocada sob a mesa quando o atendimento for realizado em domicílio.

Por último, carregar sempre separado algodão, cotonetes, toalhas de algodão, e máscaras de rosto descartáveis (para cada atendimento, deve ser usada uma máscara). Recomendo incluir nesta lista pacotes de álcool swabs.

3 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest ícone social

PRISCILA BAUMANN MAKEUP STUDIO

Av. Mofarrej, 348 conj. 707 - Vila Leopoldina, zona oeste SP

2019